segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Wafe - Tunda dos Gambos




Embora a Tunda dos Gambos seja conhecida como uma área seca, com dificuldades de obtenção de água para as populações humana e animal, recorrendo-se a furos que podem ir muitas vezes até aos 300 metros de profundidade, na Fazenda Wafe há duas depressões naturais com acumulação de água mesmo nos piores anos de seca. Estas depressões com água são, com muita frequência, visitadas pelos elefantes que abundam (abundavam), este território do Sul de Angola.

A alimentação das populações é feita à base de massango que cultivam no início da época das chuvas, nos currais abandonados pelos bovinos no ano anterior. O milho é raro ser cultivado nesta região por não haver sementes de ciclo curto que possam ser semeadas no início da época das chuvas, entre Dezembro e Janeiro.


Como experiência, no início das chuvas do ano de 2008, fez-se uma sementeira de milho do tipo Sam 3, bem como de hortícolas diversas (couves, repolho, alface, feijão, gindungo e batata). Depois das chuvas estas culturas seriam regadas com a água a tirar-se das depressões com água existentes no Wafe.



Como mostram as fotografias os resultados foram bons para todas as culturas ensaiadas.

É de realçar a produção de gindungo que nesta área produz muito. Seria necessário repetir a experiência para poder ser aconselhada para a produção, também pelo sector camponês, como mais uma fonte de receitas e de rendimentos para as populações daquele território.




Para esta zona a dificuldade maior estaria na protecção destas culturas quando os elefantes tivessem necessidade de aceder a esta zona por falta de água no Parque Nacional do Bicuar, donde provêm à procura do precioso líquido.
Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário