segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CONTRIBUIÇÃO PARA A DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE RELANÇAMENTO DA PECUÁRIA NA PROVÍNCIA DO HUAMBO

Proposta apresentada ao Governo do Huambo em 2005.


RESUMO


As potencialidades da pecuária da província do Huambo, os serviços oficiais de assistência veterinária e zootécnica, as infra-estruturas do Instituto de Investigação Veterinária e da Faculdade de Ciências Agrárias, os quadros superiores e médios existentes na província, constituem elementos suficientes e necessários para a definição das estratégias de desenvolvimento da Pecuária do Huambo, corrigindo erros cometidos no passado (pré e pós independência) e erros mais recentes.
A produção pecuária no sector tradicional e empresarial, exige a definição de estratégias próprias para cada um dos sectores para que seja possível a sua coexistência, numa primeira fase, e a transição lenta mas progressiva de alguns criadores do sector familiar para níveis de organização empresarial.
No entanto, não deve ser subestimada, por técnicos e políticos, a importância da exploração pecuária do sector familiar do tipo tradicional na preservação, quer da estabilidade social e económica das populações quer dos ecossistemas naturais, pois só os seus sistemas tradicionais de exploração pecuária, permitem manter os necessários equilíbrios ecológicos.
Hoje, qualquer estratégia de desenvolvimento da Pecuária exige dos quadros do sector, a necessidade do estabelecimento de políticas que conduzam à preservação do espaço ecológico, através do apoio directo e indirecto das estruturas do Estado.


ESTRATÉGIAS DE RELANÇAMENTO DA PECUÁRIA

1 – Deverá ser constituída uma Comissão/Brigada/Conselho Provincial de Fomento da Pecuária da Província do Huambo;
2 – Este Grupo de trabalho deverá:
– Ser constituído por uma equipa de 7 elementos:
Coordenador
Representante do Governo Provincial do Huambo
Representante do Ministério da Agricultura
Representante do IIV
Representante da FCA
Responsável Financeiro (indicado pelo Governo Provincial ou Direcção da Agricultura):
Secretário/a (indicado pelo Governo Provincial ou Direcção da Agricultura):
– Ter um Regulamento/Estatutos de funcionamento;
- Ter orçamento próprio e com autonomia financeira;
– Ter meios próprios (local de trabalho, meios de transporte, etc.);
– Elaborar um Plano de Fomento Pecuário da Província do Huambo, num prazo a ser estabelecido posteriormente.
- O Plano de Fomento Pecuário deve ser elaborado para um período de três ou cinco anos. Numa primeira fase os planos deverão ser de três anos, com avaliações trimestrais e apresentação anual dos resultados das actividades desenvolvidas.
- O Plano de Fomento Pecuário deverá incluir os seguintes sectores da Pecuária:
Bovinicultura
Carne
Leite
Pequenos Ruminantes
Avicultura
Suinicultura
Pastos e Forragens

- Qualquer projecto de Fomento Pecuário deverá contar com as infra-estruturas, meios técnicos e humanos do IIV e da FCA, cumprindo assim um dos seus objectivos fundamentais que é a relação directa da investigação e ensino com o sector produtivo.
Os projectos a serem desenvolvidos pela iniciativa privada deverão ser apreciados por este Grupo de Trabalho, para que o desenvolvimento da Pecuária da Província seja sustentado e que haja cooperação e colaboração entre os vários sectores.
3 – Os técnicos a integrar este grupo de trabalho deverão ter alguma experiência técnica e profissional na elaboração, acompanhamento e desenvolvimento de planos de fomento pecuário.
4 – A actividade desenvolvida por estes técnicos deverá ser remunerada, já que para além da actividade que desenvolverão nos seus locais de trabalho terão mais esta responsabilidade.
5 – Todos os projectos de Fomento da Pecuária que actualmente são desenvolvidos por ONGs deverão ser submetidos à aprovação deste Grupo de Trabalho, para que não haja sobreposição de meios humanos e financeiros ou que a acção descoordenada desses projectos leve à interferência directa ou indirecta no Plano de Fomento da Pecuária.
6 – O Grupo de Trabalho deverá propor como uma das primeiras tarefas, a realização de um inquérito ao nível da Província para a Caracterização da Pecuária da Província do Huambo.
Os resultados desta caracterização permitirão ao Grupo de Trabalho avaliar como e onde e com que meios desenvolver o Plano de Fomento da Província do Huambo, já que para além da diversidade ecológica, cultural, económica e técnica da Província do Huambo, há a diversidade de tradições e hábitos na exploração das diferentes espécies pecuárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário