terça-feira, 8 de setembro de 2009

Silva Porto, ontem, Kuito em 1994 e o Kuito hoje

Esta era a imagem do Prédio do Zé Luís antes da Independência. Assim permaneceu até ao conflito de 1992.
Depois da guerra, a seguir às das eleições de 1992, esta era a imagem do Prédio do Zé Luís. A Avenida que separa este prédio do Cinema, era a divisão entre as tropas dos dois exércitos.
Agora esta é a imagem do Prédio Zé Luís. As diferenças estão nas cores, na falta de árvores, no jardim e na Pianha do polícia sinaleiro.
As imagens de guerra estão a desaparecer num grande esforço das autoridades nacionais e provinciais. As futuras gerações poderão vangloriar-se do esforço de reconstrução que está a ser efectuado pelo estado de Angola e nunca aceitarão embarcar numa geurra sem objectivos como a que os seus antepassados desenvolveram durante mais de três décadas.
Posted by Picasa

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

sábado, 5 de setembro de 2009

A secagem do massango entre Capelongo e Mulondo

A secagem do massango nesta zona é uma tarefa que compete às mulheres. Estes fornos são construídos com barro e na boca destes fornos são colocados alguns paus finos que vão depois suportar o massango colocado a secar. Em baixo coloca-se a lenha que vai aquecer o forno que por sua vez vai secar o massango.
As pilhas de massango que se observam nestas fotografias são o resultado de um ano agrícola muito bom.
Depois do massango estar seco coloca-se no chão e bate-se com um pau para retirar os grãos de massango.
A forma como são construídos os fornos permite uma economia de lenha muito considerável, o que contribuirá para a manutenção dos ecossistemas desta região. Esta tecnologia de secagem do massango mereceria concerteza mais estudos para a sua caracterização e possível utilização para a secagem de outros cereais.
Os fornos podem ser adornados com pinturas, como se observam nos fornos ao fundo desta fotografia. Os motivos das pinturas são variados.
Cada família constrói o/s seu/s forno/s consoante a quantidade de massango que tem para secar.
O chão onde depois se vai retirar os grãos de massango é uma mistura de argila com bosta de vaca bastante resistente ao atrito, como se usa no chão das cubatas na mesma região.
Posted by Picasa